terça-feira, 18 de outubro de 2011

Como o Sal faz parte da sua vida?

Ele é onipresente? Ou seja, está no café da manhã, almoço e jantar? Em doses generosas seja na salada, arroz ou filé de frango? Pois é... O sal é o amigo número do brasileiro na hora de temperar os alimentos. Mas o que a maioria não sabe é a respeito dos riscos que este excesso pode causar. A elevada ingestão de cloreto de sódio, o tal “precioso” sal de cozinha, faz o organismo reter mais líquidos, podendo levar ao aumento da pressão sanguínea, hipertensão arterial e possível doença cardiovascular. Se consumir muito, o sal pode ainda prejudicar a função dos rins, bem como outros problemas de saúde.



Quer ter uma alimentação sem sal, mas temperada sem perder o sabor, faça substituições. Troque-o por temperos como gersal, estragão, orégano, sálvia, alecrim, tomilho, cominho, manjericão, salsicha e cebolinha. Além de conferir um sabor apurado à sua refeição, esses temperos naturais oferecem antioxidantes e anti-inflamatórios naturais.





Olha esta sugestão de um prato saudável, bem temperado e com sabor diferenciado: Salada de brotos de rabanete a óleo de noz pecã mais um dos temperos citados acima. Você terá fibras, sabor, nutrientes e pouca quantidade calórica em um só prato. Boa solução para diminuir o consumo excessivo de sal.


Fotos: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário