terça-feira, 11 de outubro de 2011

Diet, Light ou Zero? Você sabe a diferença entre eles?

Na hora de perder peso, muitas pessoas restringem a alimentação de acordo com estas três classificações: Diet, Light e Zero. Porém, muitas vezes elas não sabem o poder de cada uma e como agem no organismo. O que acontece, na maioria das vezes, é a compra de alimentos que suprem de um lado, mas retiram do outro, ou seja, só pioram o problema.

Então, como fazer para se alimentar corretamente? Vamos primeiramente explicar o que é cada um.

Diet: é formulado com restrição ou isenção de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras e sódio). Pode ser utilizado em dietas de ingestão controlada de açucares, como, por exemplo, dietas para diabéticos.

Light: indica diferenças na composição de um produto em comparação a outro tradicional. Um alimento é considerado light quando apresenta redução mínima de 25% das calorias ou de algum nutriente em relação ao original. Alguns queijos são considerados light pelo seu teor reduzido de gorduras e não, necessariamente, de calorias.


Zero: indica que o alimento apresenta restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Se for isenção de açucares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido. Um caso de alimento zero são os refrigerantes, que são isentos de açúcar e possuem muito menos calorias em comparação ao produto original, mas pode apresentar um aumento de outro nutriente como o sódio, portanto atenção.



Passada as explicações e entendendo melhor o que cada uma fez no seu organismo. Vamos considerar estas obervações que são importantes para você ter uma alimentação saudável:

1. Alimento restrito em açúcar pode conter maior teor de gorduras e apresentar teor calórico igual ou maior que o original, como ocorre com o chocolate diet, por exemplo.

2. Um alimento pode ser classificado como light, mas ainda conter elevado teor de calorias para ser utilizado na rotina de plano alimentar para redução do peso, como acontece com o creme de leite light. Portanto, cuidado.

3. Leia os rótulos e informação nutricional, e consuma o que for adequado a você e sua situação.

4. Não basta apenas conter denominações para ser saudável, o importante é aumentar o consumo de alimentos naturais como frutas, legumes e verduras e sempre estar alerta para esses produtos industrializados independente da denominação.


5. Procure um nutricionista. Ele poderá orientá-lo e adequar qual o alimento certo para sua necessidade.

6. Para estimular a melhor nutrição e o aumento do consumo de alimentos naturais, nada como uma receita para regular peso e acelerar o metabolismo. Anote:

Melão com gengibre: Melão fatiado, 2 colheres (chá) de suco de limão; 2,5 cm de gengibre ralado; 1 colher (chá) de canela em pó. Corte os melões em quartos e retire as cascas e as sementes. Fatie ou faça bolinhas com o boleador. Junte o suco de limão e o gengibre e misture bem. Polvilhe com canela.


7. Para completar, uma sessão de lipomassagem para favorecer o bem estar e beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário