terça-feira, 1 de novembro de 2011

Lanche Nutritivo para as crianças!


Há um tempo atrás participei de uma matéria muito importante para os pais: "Lanche muito mais nutritivo", no Jornal da Comunidade, de Brasília. Era a respeito de como fazer que os pequenos se alimentem melhor na escola para garantir boa saúde e desempenho satisfatório no aprendizado. E é na lancheira que começa o trabalho dos pais para que isso aconteça. Todos sabem que os pequenos são fãs de guloseimas, mas isso pode ser substituído por alimentos saudáveis e que não interfiram no gosto das crianças. Baseado no texto, vou dar algumas dicas de como cumprir esta missão não impossível: 

Alimentos


1. Substitua pães e biscoitos comuns, por integrais: os biscoitos industrializados, mesmo os que não tem recheio, contém muita gordura e açúcar, e não devem entrar na lancheira. 

2. Existe uma variedade de produtos  integrais no mercado, alguns com adição de gergelim, de castanhas e até cookies com frutas. 

3. Os bolos industrializados também não são indicados, porque contém gordura vegetal altamente inflamatória. Bolo é um alimento que deve ser feito em casa, de forma simples, pode ser de cenoura ou frutas, para conter mais nutrientes, e as crianças gostam; Prepare com óleo de canela, que possui gordura benéfica  ao coração.

Bebidas

4. Achocolatados não são recomendados: os produtos prontos têm muita gordura e açúcar. Se a mãe quiser, é melhor preparar em casa com leite desnatado e cacau em pó. 

5. Existe também no mercado o shake de quinoa, que é ótimo para a saúde e tem uma versão com sabor chocolate. A vantagem é que o chocolate usado neste shake é puro, boa fonte de energia.

6. Iogurtes com lactobacilos ou leite fermentado – uma unidade por dia. 

7. Prefira os sucos de caixinha de soja. O suco de fruta comum deve ser natural, mesmo que perca um pouco dos nutrientes por estar acondicionado até a hora do recreio. No entanto, água de coco é uma ótima opção.

8. Frutas são imprescindíveis e devem ser variadas ao longo da semana. Elas podem ser acondicionadas em pedaços, em forma de saladas, e misturadas a ingredientes, como farinha de coco, farelo de aveia ou mesmo amaranto. Eles são boas fontes de energia e fibra, além de ajudarem a controlar a glicemia.


Para ler a matéria na íntegra, clique na imagem. 

Um comentário: