quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Menopausa: diminua os efeitos com a ajuda da nutrição

É comum ouvir das mulheres em torno da quinta década reclamações da “chegada da idade”. É uma série de sinais e sintomas, que, devido ao declínio da produção hormonal, transformam mais uma vez a vida da mulher. A menopausa, palavra que ninguém quer pronunciar, mas faz parte de um novo ciclo da vida, traz alguns incômodos que através da nutrição adequada podem ser minimizados. E são vários os problemas: ondas de calor, secura vaginal, suores noturnos, depressão, alterações de humor, falta de energia, falta de libido, entre outros.

Através do acompanhamento médico – para que haja segurança no tratamento – é importante começar um ciclo virtuoso com alimentos funcionais para combater estes problemas característicos desta fase. Prestem atençã como tem solução:

1. Equilíbrio do organismo:
Inclua grãos integrais ricos em fibras, vitamina B e magnésio. Entram na lista também, pães, arroz e massa, todos integrais. As leguminosas com o feijão e a lentilha devem estar presentes nas diferentes refeições, porque possuem efeitos fitoestrogênicos que vão ajudar no processo.

2. Atividade Hormonal e Energia:
A geléia real ajuda a melhorar a atividade hormonal e dar mais energia. Como sempre: aveia, sementes de linhaça, feijão-azuki, inhame, sementes de gergelim e abóbora. Frutas vermelhas como a amora e o mirtilo trazem nutrientes e antioxidantes preservadores. Peça ao nutricionista para fazer um plano alimentar individual contendo esses alimentos, calculando a quantidade correta para seu organismo.



3. Secura vagina:
É importante a inclusão de ácidos graxos essenciais e alimentos fontes de vitamina E, portanto inclua na sua alimentação salmão, cavala, sardinha, truta, e sementes como, a de girassol e também nozes, abacate e azeite de oliva.

4. Estabilidade Emociona:
Procure consumir e aliar cúrcuma e curry a sopas de hortaliças e na quinua cozida. Evite ao máximo, alimentos industrializados e procure consumir sempre os naturais e orgânicos de preferência.


Consulte o nutricionista e estabeleça um projeto de nutrição e saúde individual conduzindo seu organismo ao equilíbrio e diminuição dos incômodos desta fase da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário