terça-feira, 19 de maio de 2015

Quinoa, grão altamente nutritivo, fonte de proteína e fibras


Há séculos atrás, os povos andinos sabiam o que estavam fazendo quando consumiam a quinoa. Os incas a chamavam de “mãe de todos os grãos” e era a base da alimentação do povo. E agora, em pleno século XXI, o grão que fez sucesso no passado, pode ser considerado o alimento do futuro, devido às suas propriedades altamente nutritivas. E isso se deve por apresentar em sua composição aminoácidos essenciais, ácidos graxos ômega 3 e 6, vitaminas do complexo B, minerais como ferro, magnésio, zinco, dentre outros nutrientes.
Os estudos apontam: quinoa é uma importante fonte de proteína vegetal! Por quê? Ela oferece aminoácidos como lisina, metionina, tirosina, arginina, triptofano, entre outros. E por isso é excelente adjuvante no crescimento de massa muscular através de síntese proteica, além de ajudar na preservação da pele e tecidos, prevenindo consequentemente, o envelhecimento precoce. Além disso, há um outro benefício muitas mulheres irão gostar: ajuda a regularizar o intestino. Por ser fonte de fibras, a quinoa favorece o trânsito intestinal.

Como saborear a Quinoa?

- Sucos: de frutas naturais acompanhando de aveia, agave ou mel após o treino, contribuindo assim para o aumento da massa magra.

- Salada: mix de vários vegetais funcionais com quinua cozida. Acrescente ervas antioxidantes como o alecrim, orégano e cominho, para garantir sabor, além de ajuste do peso e saúde.



- Dias frios: sopa de tomates naturais - adicione quinoa, tempere com alho, cebola e use com moderação o óleo de gergelim. Proporciona uma nutrição saudável e saborosa ao organismo com componentes que favorecem a perda de peso contribuindo para ter saúde e disposição.

E as crianças?! Sim, elas podem fazer uso do grão. Estudiosos perceberam que o consumo de quinoa pelos pequenos está associado à síntese proteica no crescimento e outros benefícios. Lembre-se, consulte um nutricionista para adequar esse e outros alimentos em um plano alimentar específico contendo várias fontes de nutrientes importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário