quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Festa de reveillon ao ar livre? Saiba como conservar seus alimentos à mesa


Nada como festejar o ano novo ao ar livre. Quem tem casa com um belo jardim ou um apartamento com terraço amplo, sempre aproveita o espaço para celebrar grandes eventos, como a virada do ano novo, por exemplo. Porém, nestes casos, é preciso seguir algumas dicas de como conservar os alimentos em ambientes abertos e evitar problemas durante ou após a festa como indisposição intestinal. Outro problema também é o tempo em que os pratos ficam expostos à mesa. Então vamos às dicas?



1. Acondicione maionese e pratos frios, por exemplo, sobre uma travessa com cubos de gelo, para mantê-lo refrigerado. Muitas pessoas já acondicionam saladas assim, quando vão à mesa, e isso é um ótimo jeito de manter a temperatura.

2. Coloque os alimentos à mesa por, no máximo, 2 horas. E se precisarem de refrigeração, como molhos e saladas servidas com maionese, deixe na geladeira por 1hora e meia, antes de ser servido. Na mesa, deixe por até duas horas na travessa com gelo.

3. Nunca deixe a comida por mais de duas horas sobre a mesa. Se a temperatura estiver muito alta, como foi o Natal aqui, no Rio de Janeiro, diminua 30 minutos deste tempo, deixando apenas por 1h e meia, assim evita a proliferação de microorganismos na comida, capaz de gerar várias doenças como as infecções intestinais.

4. Ponha a mesa uma hora antes da ceia, às 23 horas. Pelo menos, aqueles alimentos que não precisam de refrigeração e que não estraguem facilmente.

5. Atente aos alimentos que estragam facilmente como maionese e molhos à base de ovo, além de produtos com leite, como as rabanadas.

6. Pode confiar nestes alimentos que resistem mais ao calor por serem mais secos e sem tanta água, como os com farinha, a farofa, castanhas, nozes, amêndoas, etc.

7. Na tente reaproveitar maionese e molhos à base de ovos no dia seguinte, estes podem provocar problema intestinais. Algo nada bom o primeiro feriado do ano.


Aproveite estas dicas e passe um maravilhoso reveillon!


Feliz Ano Novo! 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário