terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Conheça Goji Berry, o fruto com alto efeito rejuvenescedor e ação antioxidante

Já ouviram falar de Lycium barbarum L? Não se assustem, mas é o nome científico para Goji Berry, o fruto sensação do momento entre os europeus. O nome pode parecer complicado e desconhecido entre os brasileiros, mas o Goji Berry ou Wolfberry está presente na alimentação do povo asiático podendo ser encontrado no Tibete, China e na Índia. Por lá, é considerada uma planta medicinal, mas já desperta o interesse da ciência ocidental pela sua riqueza nutritiva e antioxidante.


O alimento tem aparência de um pequeno tomate-morango, de cor vermelha viva que, segundo a tradição tibetana, é extremamente sensível e delicado. O seu sabor único é uma mistura entre noz-suave, tomate-morango frutado, amoras e cerejas, libertando um particular aroma à fresca fragrância de nozes tostadas. De acordo com estudos, o alimento tem efeito rejuvenescedor e, dentre os mecanismos propostos, tem ação antioxidante poderosa e varredora de radicais livres.


O fruto: aparência de um pequeno tomate-morango, de cor vermelha viva. Segundo a tradição tibetana, é extremamente sensível e delicado.

A lista de benefícios é extensa:

• Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade (conhecido como a fruta da longevidade entre os Tibetanos)
• Promove da energia e bem-estar em geral
• Fortifica e mantém um sistema imune saudável
• Combate a inflamação e a artrite
• Reduz e modula o colesterol
• Regula a pressão arterial
• Reduz os níveis de glicose
• Protege a pele dos danos causados pelo sol
• Combate a formação de celulite
• Ajuda na perda de peso

Por isso as bagas de Goji valem ouro, elas apresentam muitas proteínas, minerais, antioxidantes e vitaminas, que ajudam a trazer tantos benefícios ao organismo.  Contém 18 tipos de aminoácidos (13gr por cada 100gr de fruto seco, isto é, seis vezes superior ao pólen da abelha e com mais proteína que os cereais integrais, em geral), incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais, tais como a isoleucina e triptofano;  mais de 21 oligoelementos, incluindo o zinco, o ferro, o cobre, o cálcio, o germânio (mineral anti-cancerígeno), o selênio e o fósforo, além de figurar na lista dos alimentos ou plantas comuns conhecidos, com as mais altas  fontes de carotenóides.

Querem vitamina C? As bagas de Goji contêm 500 vezes a quantidade de vitamina C das laranjas, uma das fontes mais ricas do planeta. São abundantes, ainda, em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E.
As bagas de Goji contêm ainda muita fibra, através da presença de polissacarídeos de elevada densidade que fortalecem e apóiam um sistema imunológico saudável. Um polissacarídeo encontrado nas bagas de goji demonstrou-se ser um poderoso estimulante da secreção da rejuvenescedora hormonal do crescimento.

Os Goji Berries, em Inglês, foram avaliadas como o alimento com a capacidade anti-oxidante mais elevada na escala da ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity), espantosamente, com 25.300 unidades ORAC(4) . Recordemos que as amoras e os mirtilos apresentam, respectivamente, 2.036 e 2.400. Além disso, elas são também muito ricas em ácidos graxos essenciais. Estes, conhecidos como ômegas saudáveis, são requeridos pelo corpo para a produção de hormônios e promovem o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Além de diminuir a ansiedade e depressão.

3 comentários:

  1. OI Dr, comprei as bagas de goji e ele em pó, estou fazendo dieta, gostaria de saber, como faço p incluir o goji na dieta, qtas vezes posso tomar por dia, e qual a quantidade, ele substitui alguma alimentação ou deve ser tomado juntamente c a mesma??? Obrigada, Soraya

    ResponderExcluir
  2. Dr. Fábio,
    Onde encontrar Goji Berry aqui em Brasilia?

    ResponderExcluir
  3. Ola Dr.Fabio comprei o gojipro e comecei a tomar dia 13/11 em quanto tempo eu verei resultado? Eu estou tomando remédio para tireoide pode fazer mal misturar,ou me prejudicar?Eu comprei em São paulo pela internet.

    ResponderExcluir