quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Macarrão Konjac: conheça mais sobre o "macarrão instântaneo do Bem"

Chamado de “miojo milagroso” pelos americanos, o macarrão Konjac já conquistou os adeptos às dietas da moda. Originário do Japão, o macarrão é produzido através da planta de origem vegetal, a konjac ou konnyaku e shirataki, mudando o nome de acordo com o país. Sua base nutritiva é composta por fibras naturais solúveis que se transformam em uma substância viscosa chamada Glucomanan, que se expande no estômago criando um grande volume produzindo saciedade. Com isso provoca o emagrecimento e ainda acelera o transito intestinal, ou seja, fez a alegria dos que desejam perder peso.

Foto: Karime Xavier/ Folhapress

O grande problema destas dietas é acreditar que só o alimento – sozinho- resolve (o tal milagre!). Não é assim. É importante buscar orientação de um profissional para redigir uma rotina alimentar que inclua outras fontes alimentares. O macarrão Konjac, por exemplo, deve ser utilizado em uma das refeições principais aliado a vegetais do tipo A (acelga, agrião, brócolis, couve-flor, tomate) para garantir maior aporte de nutrientes, além de uma fonte de proteína e um lipídio saudável como o óleo de gergelim. Este alimento deve ser consumido apenas em uma refeição ao longo do dia. 

Então, lembre-se: a dieta nunca deve ser exclusiva, é importante ter um plano alimentar variado e que contenha além do macarrão konjac outros alimentos, diversas fontes alimentares.

Ficaram interessados? É fácil fazer. Basta cozinhar os fios do macarrão em água quente por 1 a 2 minutos. Retire da água e adicione os vegetais variados. Para dar um gosto especial, ponha uma colher de chá de azeite de oliva ao prato e complemente com uma fonte de proteína, podendo ser um vegetal como quinoa, por exemplo.

O Konjac só não é indicado para as gestantes e nutrizes. Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e orientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário