quinta-feira, 19 de abril de 2012

Amenize os sintomas da fibromialgia com uma boa alimentação


A fibromialgia é uma doença crônica que aflige muitas pessoas, uma síndrome caracterizada por manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. O nome pode soar estranho, mas esta doença é mais comum do que parece, principalmente, na ala feminina. De cada dez pacientes com o diagnóstico confirmado, nove são mulheres. Ruim, não? Para tratá-la, é importante ter um acompanhamento médico, porém com ajuda de uma nutrição adequada, é possível diminuir os sintomas que causam tanto desconforto. 

Nestes casos, a nutrição tem o objetivo de inserir à alimentação nutrientes que possam regular as deficiências do organismo, já que a fibromialgia costuma vir acompanhada por baixos níveis de serotonina – que tem papel importante no controle do sono e da dor – e de magnésio – que auxilia no relaxamento muscular. 

Para melhorar a qualidade de vida dos portadores dessa doença é ideal começar um plano de ação com nutricionista e adicionar ao cardápio mais hortaliças, frutas, cereais integrais, sementes, carne branca e pescados. 

Os vegetais verde-escuros são fonte de magnésio e ajudam a relaxar a musculatura, amenizando a dor. Acrescente à sua salada rúcula, agrião, couve e couve-de-bruxelas, salsa e espinafre. Outras boas opções de consumo são nozes, damasco e quinoa, que ajudam no processo.

Os alimentos antiinflamatórios também são muito importantes para melhorar o quadro clínico da fibromialgia: atum, salmão, semente de girassol, abóbora e abacate são uma boa pedida. E uma dica de suco que é ao mesmo tempo saboroso e fonte de nutrientes é a mistura de hortaliças com aipo e frutas vermelhas.  

Para aumentar os níveis de serotonina a banana é uma grande aliada, assim como o chocolate amargo, sem adição de açúcar e lactose. O que deve ficar de fora da alimentação são o açúcar simples, álcool, gorduras (processadas e saturadas), frituras, cafeína, bebidas gasosas, aspartame e outros alimentos que o seu nutricionista irá indicar como impróprios.

Um comentário:

  1. FIBROMIALGIA DÔRES NO CORPO
    Sou terapeuta em REFLEXOLOGIA,
    pelo I.O.R, 75 anos de idade com 44 anos dedicados ao estudo e pesquisa do comportamento humano.
    Tenho atendido vários portadores de FIBROMIALGIA,
    (DÔRES NO CORPO COM MUITA INTENSIDADE).
    Recebendo as técnicas da REFLEXOLOGIA, o Paciente consegue obter ótimos resultados; que proporcionarão assim uma excelente melhora em sua qualidade de vida.
    A REFLEXOLOGIA consiste em ativar pontos específicos nos pés, desbloqueando canais
    de comunicação com o cérebro, para que este
    possa agir, corrigindo assim o problema.
    Não tem contra indicação para este
    caso e não usa medicamentos
    O próprio corpo, equilibrado, promove a cura.
    www.djalma.com.br
    Bairro Santana - Metrô Santana – Zona norte
    São Paulo - SP - BRASIL. (BRAZIL)

    ResponderExcluir