terça-feira, 15 de maio de 2012

Atenção redobrada com as alergias alimentares

Muitas pessoas são alérgicas a algum alimento específico, geralmente o ovo, leite de vaca, amendoim, castanhas, frutos do mar e glúten. Essa alergia pode ser identificada desde o nascimento ou se manifestar na infância, adolescência e até na fase adulta. Além de causarem desconforto e problemas gastrointestinais, respiratórios ou cutâneos (como manchas na pele), quando consumidos, esses alimentos podem causar um sério risco à pessoa alérgica. Por isso é muito importante adaptar a alimentação, substituindo os alimentos que causam alergia por outros que possuam os mesmos nutrientes.


Para quem é alérgico a ovo, por exemplo, recomenda-se consumir outros tipos de proteína, como a de origem vegetal. Podem ser incluídos no cardápio a quinoa, o amaranto e a chia. Já para pessoas alérgicas ao leite de vaca, há o leite de soja, de aveia e de arroz. Porém, o leite de soja ainda precisa ser melhor avaliado, pois muitas pessoas não conseguem digeri-lo adequadamente. Em alguns casos, o indivíduo pode ser alérgico também a esse alimento.

Os portadores de doença celíaca, que são alérgicos a glúten – substância presente no trigo –, podem lançar mão de alimentos feitos de forma alternativa, como o macarrão konjac, massa preparada à base de água e fibras. Entre os pães que não utilizam trigo, há os de milho, de batata e de mandioca, entre outros.


Macarrão Konjac é uma opção para os alérgicos a glutén, já que a massa é preparada à base de água e  f ibras
Pessoas com alergia a castanhas têm como opção outras fontes de gordura boa, como óleo de gergelim e azeite; o selênio, por sua vez, pode ser encontrado em outros alimentos.

Para todos os casos o acompanhamento nutricional é imprescindível. E antes de comprar um item alimentício, deve-se ler com bastante atenção o rótulo, para se certificar de que o produto é isento de substâncias não adequadas a quem sofre de alergia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário