quinta-feira, 7 de junho de 2012

Os tipos de pães para uma alimentação saudável



O pão está sempre presente no cardápio dos brasileiros, desde a chegada dos portugueses no país. Mas, dependendo do tipo, ele pode se tornar um vilão ou um aliado na sua alimentação diária.

Fabricado com farinha branca, o pão é um carboidrato simples, e, por isso, devemos ter bastante atenção ao consumi-lo, sempre com muita moderação. Esse tipo de alimento aumenta a produção de insulina, favorece a constipação intestinal, ajuda no ganho de peso e é contraindicado para diabéticos.

Já o pão integral com grãos é um excelente aliado nas refeições. Rico em fibras e diversos nutrientes, ele libera energia gradual que favorece o bom humor e ainda ajuda a regular o intestino. Nele podemos encontrar as vitaminas B1, B2 e E, além de magnésio, cálcio, fósforo, potássio e ferro. Pode ser ingerido por todos, exceto portadores de doença celíaca, intolerantes a glúten e indivíduos com diarréia crônica ou aguda.

O pão light possui geralmente redução em 25% das calorias. Nem sempre é a melhor opção, pois pode ter menos fibras e trazer saciedade menor. Mas se a sua escolha for o pão sírio, evite os com farinha branca e opte pelos integrais, que possuem menos calorias.

As opções com iogurte são uma boa opção, mas apenas se forem integrais. No entanto, é contraindicado para os intolerantes e alérgicos a proteínas do leite. O pão de milho é uma boa alternativa para quem tem intolerância a glúten, assim como o pão sem glúten, que também é uma boa pedida para os portadores de doença celíaca.

Você deve consumi-los no café da manhã ou na colação para fornecer energia gradual a ser gasta durante o dia. Como acompanhamento, escolha geléias naturais de frutas com poderes antioxidantes, como mirtilo, amora, goji berry e framboesa. Outra boa sugestão é o pão com uma boa salada de vegetais coloridos, por conter fibras (vitaminas e minerais), uma proteína, aqui entram tofu ou queijo branco, por exemplo, e um lipídio, como uma colher de chá de azeite de oliva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário