terça-feira, 26 de junho de 2012

Perguntas e respostas sobre a maca



Aqui no blog eu já falei sobre a novidade em alimento saudável: a maca, um tubérculo de alto valor nutritivo.  

Ela é composta por carboidratos, proteínas, fibras e lipídios, e rica em aminoácidos, tendo como destaques a Arginina e a Lisina, que ajudam na fertilidade e na melhora da libido, além de ser essencial para quem deseja manter o pique nos esportes.

Para quem tem dúvidas sobre a maca, a seguir, dou algumas informações sobre o alimento:

1. Os nutrientes mais abundantes são: ferro, cálcio, potássio, selênio, magnésio e 19 aminoácidos, entre eles a arginina e a lisina. Além de fazer parte de proteínas, a arginina tem papel importante na divisão celular, na cicatrização de feridas, na remoção de amônia do corpo e no sistema imunitário. Já a lisina ajuda no crescimento ósseo, auxiliando na formação de colágeno, além de ser um dos componentes dos ossos, cartilagens e outros tecidos conectivos.

2. É rica em ácido linoléico e oléico. Estudos indicam que o ácido linoléico melhora a imunidade, protege contra câncer e doença cardíaca,  auxilia na formação de músculos e promove queima de gordura.  

3. O ácido oléico é vital na construção da membrana celular. Está presente na epiderme, protegendo e fazendo parte da barreira da pele. Evita a desidratação por perda de água trans epidérmica. Além disso, é um ácido graxo essencial (ômega 9), que participa do nosso metabolismo desempenhando um papel fundamental na síntese dos hormônios.

4. A parte comestível da maca é o tubérculo sem a raiz. Ela pode ser acrescentada em sucos, iogurtes, shakes, em saladas (usando a farinha de maca) ou cozida como batata. A maca pode ser encontrada atualmente em lojas de orgânicos e produtos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário