terça-feira, 10 de julho de 2012

A ação das oleaginosas no organismo



As oleaginosas, apesar de bastante calóricas, podem fazer parte de uma alimentação saudável se consumidas corretamente. Fazem parte desse grupo as nozes, amêndoas, castanhas-do-pará, castanhas de caju e castanhas portuguesas, entre outras.

A seguir eu cito as principais indicações e contra-indicações de cada uma. Por isso, antes de consumi-las fique sempre atento ao seu plano alimentar e peça orientação ao seu nutricionista antes de inserir qualquer alimento à sua rotina!

Nozes:

Rica em Ômega 3 e Arginina, um aminoácido essencial que em dose certas promove ação positiva no sistema cardiovascular, melhora do sistema imune, reparação de função intestinal e construtora de tecido muscular.

INDICAÇÕES: Por ter ação antioxidante e antiinflamatória pode ser usado por amplo grupo. A indicação é de 28 gramas diariamente. Por conter vitamina B6, atua na prevenção da aterosclerose por modulação dos níveis de homocisteina.

CONTRAINDICAÇÕES: O excesso pode trazer efeito contrário e vasoconstrição, principalmente em pacientes com doenças cardiovasculares. Na gestação é necessário observar hipersensibilidade e alergias.

Amêndoas:

Contem zinco, que contribui para o bom funcionamento do sistema de defesas do organismo, além de ser necessário para a divisão celular, estrutura da pele e cicatrização e ação antioxidante.

INDICAÇÕES: Por ter ação antiinflamatória e antioxidante pode ser usado por amplo grupo de indivíduos, especialmente obesos, fumantes, e idosos. Sua indicação é de 20 a 30 gramas dia, alternando com outra oleaginosa. Devido à vitamina E, possui ação antioxidante e anticancerígena, e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

CONTRAINDICAÇÕES: Certas afecções hepáticas, como icterícia, cálculos biliários. Em gestantes consultar o médico ou nutricionista.

Castanha de caju:

Contém arminino, aminoácido essencial que desempenha importante papel no combate as doenças cardíacas, pois se converte em óxido nítrico que atua na função de vasodilatação e modulação da pressão arterial.Também é fonte de magnésio, ferro, cobre, zinco.

INDICAÇÕES: Amplo grupo  e em especial pacientes com hipertensão arterial. A indicação diária é 20 a 30 gramas por dia.

CONTRAINDICAÇÕES: Indivíduos com hipersensibilidade à castanha e alergias.

Castanha do Pará:

É rica em Selênio, necessário para resposta apropriada do sistema imunológico e para a absorção de iodo no metabolismo dos hormônios da tireóide. Auxilia na proteção da célula em relação a vários tipos de danos causados pelos radicais livres.

INDICAÇÕES: A Oleaginosa ajuda a prevenir câncer, esclerose múltipla e mal de Alzheimer. Sua fração oleosa é rica em ácidos graxos monoinsaturadas (48%) sendo indicada na prevenção de doenças cardiovasculares, controles glicêmicos e de peso. Portanto amplo grupo de pessoas. É indicado o consumo de 1 a duas castanhas por dia, e nunca mais do que essa quantidade.

CONTRAINDICAÇÕES: Indivíduos com hipersensibilidade

Castanha Portuguesa:

Contém ácido fólico, que é necessário para o crescimento e a regeneração das células e formação dos glóbulos brancos e dos glóbulos vermelhos do sangue. Aumenta a imunidade e previne a má formação fetal.

INDICAÇÕES: Amplo grupo e em especial gestantes pela presença do ácido fólico. Mas caso a gestante esteja em suplementação do mineral, questionar ao médico ou nutricionista. A quantidade ideal de consumo diário é 20 a 30 gramas por dia.

CONTRAINDICAÇÕES: Os estudos não referem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário