terça-feira, 3 de julho de 2012

Substitua o açúcar pelo agave



Aqui no blog eu já falei anteriormente sobre os malefícios do uso desenfreado do açúcar que pode causar, entre outras doenças, até o envelhecimento precoce. Uma alternativa muito mais saudável (e orgânica) é o agave, que além de conter menos calorias que o açúcar, adoça (acredite) três vezes mais!

Para quem ainda não conhece, o agave é uma planta originária do México e que foi inicialmente usada na fabricação da tequila. Em outras palavras, a semelhança entre o agave e a cana-de-açúcar é a produção tanto de extratos doces quanto de bebidas alcoólicas. Mas para por aí. A diferença que torna o agave mais saudável é o seu poder edulcorante superior (tornando o seu consumo bem menor), com muito menos calorias.

Só para você ter uma ideia, uma colher de sopa rasa (15g) de açúcar refinado contém em média 60 calorias (Kcal), enquanto a mesma medida de extrato de agave contém somente 3,34 calorias (Kcal). Outra boa notícia é que o extrato de agave possui baixo índice glicêmico. Isto quer dizer que ele se transforma em glicose no organismo mais lentamente, se tornando uma ótima alternativa para os diabéticos. Além disso, o seu consumo também ajuda a modular a flora intestinal.

Sua textura é semelhante a do mel, porém mais suave. O paladar é neutro (não altera o sabor dos alimentos), e ele pode ser utilizado para substituir o açúcar ou mel de abelhas. Outra sugestão de consumo é com iogurte natural ou com banana, aveia e canela, em shakes e também em saladas. Para adoçar um suco, por exemplo, substitua uma colher de sopa (15g) de açúcar por uma colher de sobremesa (10g) de agave.

O extrato de agave pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e orgânicos, nas prateleiras de adoçantes ou mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário