terça-feira, 14 de agosto de 2012

Como aproveitar o melhor da cafeína



Aqui no blog eu já falei sobre o consumo da cafeína como forma de obter energia. Mas as dúvidas quanto ao seu consumo ainda são grandes. Por isso, hoje eu vou mostrar como aproveitar os benefícios desta substância da forma correta.

Para começar, é importante conhecer quais as principais plantas que contém o princípio ativo cafeína. Isso mesmo, ela não está presente apenas no café. São elas:

Erva-Mate: folhas e talos da Ilex paraguariensis.

Café: sementes da Coffea arabica.

Chá: folhas da Camellia sinensis.

Cacau: frutos da Theobroma cacao.

Guaraná: frutos da Paullinia cupana.

O período da manhã é a melhor hora para o consumo. Quando consumido na coleção, evita a perda de cálcio em alimentos do desjejum. Antes do almoço pode ser uma boa estratégia, pois ajuda na termogênese e também na saciedade. Evite à tarde para não prejudicar o sono. Antes das atividades físicas, melhora o desempenho, porém, aconselho consumir sempre com moderação. O ideal é consumir 30 a 40 minutos antes. Já a quantidade ideal é de 3 a 5mg/kg.

É importante que o indivíduo adulto não apresente nenhum problema cardíaco, não seja idoso, nem gestante ou nutriz. E em uma xícara de chá de café temos 40 mg de cafeína, por exemplo. Evite também misturar a cafeína a outros alimentos. É recomendável utilizar apenas o alimento que contenha a cafeína, como chás, café ou chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário