terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A dose certa de azeite na sua refeição: conheça os benefícios



O azeite de oliva tem propriedades e vitaminas que podem prevenir doenças e melhorar a pele. Mas nada de exagerar no consumo! O azeite é bem calórico (cerca de 90 calorias por colher de sopa). O ideal é consumir aproximadamente 30 g de azeite por dia. Eu indico inserir no prato uma colher de sobremesa de azeite no almoço e outra colher no jantar. Assim você já consome a quantidade suficiente para aproveitar todos os seus benefícios.

Entre diferentes níveis de acidez, quanto menor for o índice do seu azeite, melhor é para a saúde. Por isso o mais indicado é o extravirgem. Nesta opção, o azeite contém diferentes vitaminas (A, D, K e E) e é até capaz de prevenir o câncer. Além disso, o azeite de oliva tem ação antioxidante por conter vitaminas poderosas que dão uma força para manter a pele longe das rugas. Os antioxidantes contidos no azeite são tão fortes que as árvores oliveiras são capazes de regenerar e autoproteger seus galhos e frutos!

O azeite também consegue reduzir a formação de placas ateromatosas (compostas por lipídeos e tecido fibroso), que são responsáveis por entupir os vasos sanguíneos e artérias. Ele também é rico em vitamina E, e ajuda a proteger o seu organismo contra o câncer e doenças cardíacas, como o infarto. Além disso, já foi comprovado pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica, em Bordeaux, na França, que a opção também ajuda a prevenir derrames.

O tempero é um dos principais alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a conter o mau colesterol (LDL - Lipoproteína de Baixa Densidade). O consumo em excesso não é recomendado, mas se ingerido moderadamente é capaz até de reduzir as taxas do colesterol ruim e aumentar as taxas do colesterol bom.

De acordo com a pesquisa realizada no instituto científico Monell Chemical Senses Centre, da Filadélfia, o azeite pode substituir os analgésico: 50 g de azeite equivale a um décimo de uma dose de analgésico ibubrofeno. Portanto, o azeite também é um ótimo antiinflamatório.

Já deu para perceber que o azeite é um alimento completo: faz bem para o coração, cérebro, cabelos, unhas e pele. E o que faltou? Os ossos! De acordo com estudos realizados na Universidade de Córdoba, na Espanha, o azeite contém uma substância chamada oleuropeína, anti-inflamatório que tem os mesmos efeitos do cálcio no organismo. Ou seja, consumir moderadamente ajuda a prevenir a osteoporose.

Aproveite enquanto é tempo e regue já seu prato com azeite! Mas com moderação!

Fonte: Boa Forma (com minha consultoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário