quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Invista nos alimentos reparadores para se recuperar após as festas



Para quem exagerou um pouco na ceia de Natal, as dicas de hoje vão ajudar na recuperação do organismo. Os alimentos reparadores são ricos em nutrientes que contribuem para restabelecer o equilíbrio e trazer mais saúde e disposição.

Comece por um suco natural de abacaxi, hortelã e agrião batidos em água de coco. A fruta e a hortelã vão ajudar a melhorar a digestão, e a hortaliça verde-escuro age na desintoxicação e relaxamento muscular. Outra opção pode ser um suco de melancia, farinha de linhaça e aipo, que auxilia na hidratação e depuração hepática.

Em um lanche tente misturar frutas variadas ricas em fibras e vitaminas, adicionando ainda o gengibre. Dessa forma você tem a certeza de uma reposição de nutrientes naturais. Para adoçar, introduza o agave, que possui baixo índice glicêmico e alto poder adoçante. Esse alimento poderá ainda ajudar na melhora da função intestinal.

As frutas vermelhas, em especial a amora, o mirtilo e a framboesa, dentre outras, são excelentes antioxidantes e desintoxicantes (e também são mais fáceis de encontrar nessa época). Misture nas saladas ou consuma na forma de sucos ou em iogurte desnatado, por exemplo.

A hidratação correta e gradual ao longo do dia também é muito importante para reequilibrar o metabolismo e facilitar a renovação celular. Além da água natural você pode apostar na água de coco e sucos naturais diversos. Outra dica é consumir chás amargos, como a carqueja, boldo e alcachofra. Estudos indicam que estes chás melhoram a função hepática e o bem-estar, principalmente após excessos alimentares.

E como dica final, a minha sugestão é uma sopa de hortaliças diversas contendo couve-de-bruxelas, chicória, agrião, inhame, uma fonte de proteína vegetal como a quinoa, e um colher de chá de noz pecã, que é rica em ácidos graxos essenciais e fonte de vitamina E.

Siga as dicas e tenha uma semana equilibrada!

Um comentário: