terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Se hidrate neste verão!



O verão já chegou e é hora de investir na hidratação do corpo, imprescindível nessa estação do ano. E ela começa, é claro, de dentro para fora. Se hidratar ajuda o organismo a funcionar bem, a ampliar a renovação celular, modular o metabolismo e melhorar o trânsito intestinal. 

A quantidade mínima de ingestão de líquidos por dia é 2 litros, variando entre água ou sucos naturais, polpa de frutas, chás ou água-de-coco. Lembre-se de que para adequar essa regrinha à necessidade de cada pessoa é necessário consultar um nutricionista ou médico. 

Evite líquidos industrializados que poderão ser ricos em sódio e aditivos que não contribuem para hidratar o corpo ou favorecer a saúde. Em vez disso, aposte na água e os sucos naturais, que são ricos em vitaminas e minerais, e melhoram o seu metabolismo e auxiliam na adequação do seu peso. 

Uma boa sugestão é iniciar o dia com um suco de frutas variadas, farinha de linhaça e quinoa. Esse coquetel de saúde vai oferecer vitaminas e proteínas de origem vegetal de boa qualidade. Ao longo do dia a água-de-coco também será bem vinda, repondo sais minerais. 

Em outra refeição opte por um suco de tangerina com gengibre. O gengibre é anti-inflamatório e antioxidante, além de melhorar a celulite. Já a tangerina é rica em fibras e pectina, que auxilia o funcionamento do intestino.  

Os chás também podem fazer parte da sua rotina: o verde acelera o metabolismo, o de camomila acalma. Utilize o primeiro até as 15h e o outro preferencialmente no final da tarde ou noite.  

Uma sugestão complementar é misturar hortaliças e frutas. O brócolis – rico em cálcio e cromo – adicionado no suco, por exemplo, é uma boa estratégia para melhorar a alimentação e a boa forma.

Na revista Viva Saúde de dezembro eu dei algumas dicas para se hidratar nos dias mais quentes. Clique para ampliar e confira:



Nenhum comentário:

Postar um comentário