quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia 21 de março – Dia Internacional da Síndrome de Down



Hoje comemoramos Dia Internacional da Síndrome de Down. A condição afeta pessoas de qualquer raça, cor ou etnia, e acontece durante a divisão celular do embrião durante a gestação.

Em uma célula normal de um ser humano, existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. Já uma pessoa com Síndrome de Down possui 47 cromossomos. Quem nasce com a síndrome tem características em comum, como os olhos puxados e o maxilar retraído. Eles também são mais carinhosos e afetivos, pois percebem o mundo de maneira diferente. No processo de aprendizado, requerem um pouco mais de atenção.

Infelizmente o preconceito ainda existe hoje em dia. O grande questionamento das pessoas leigas é se um indivíduo com Síndrome de Down é capaz de se relacionar e se inserir no mercado de trabalho como os outros. Está mais do que provado que eles não só são capazes, como também são inteligentes e bem articulados como uma pessoa normal.

A comemoração de hoje nasceu com o intuito de ajudar na inclusão de pessoas com a síndrome, no convívio social, em escolas e no trabalho. Essas pessoas especiais têm muito potencial, mas precisam do apoio e incentivo dos seus pais, parentes, amigos e colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário