terça-feira, 4 de agosto de 2015

Conheça melhor os benefícios dos alimentos orgânicos



Já ouviu falar sobre os orgânicos, mas não sabe quais as características desses alimentos? Cada vez mais consumidos pelos que buscam qualidade de vida, eles são isentos de química. Os orgânicos são alimentos e outros produtos vegetais que não contém produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes e pesticidas, nem organismos geneticamente modificados. Geralmente aderem aos princípios de agricultura sustentável.

Os alimentos de origem animal, inclusive, também podem ser orgânicos. Na produção de carnes e ovos os animais podem ser criados sem aplicação de antibióticos, hormônios ou anabolizantes.

Os seus proponentes acreditam que em um solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos tenham qualidade superior a de alimentos convencionais e em geral podem ser mais saborosos. Como qualquer alimento, se comer em grande quantidade pode engordar. Mas certamente se comer de forma adequada pode favorecer a regulação do peso por melhor aporte de nutrientes e funcionamento do metabolismo. Mais estudos são necessários para afirmação plena, mas a literatura sugere maior aporte de minerais, compostos fenólicos e vitaminas como a C.

Para saber se um alimento é orgânico, verifique a origem e o selo de certificação emitido pelo ministério da agricultura, que deve estar presente no produto. Mas, atenção com o consumo. Mesmo sem produtos químicos, é preciso higienizar muito bem esses alimentos, assim como os demais. Nada é isento de contaminação de bactérias temos que ficar alertas para a higienização e desinfecção.

Para limpeza, apenas água potável é suficiente. Para desinfecção, utilize água sanitária comercial na proporção de uma colher de sopa para 1 litro de água. Os alimentos deverão ficar imersos por 30 minutos. Depois, basta enxaguar com água filtrada.

Fonte: Revista Viva Saúde e site Bolsa de Mulher (com minha consultoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário