sexta-feira, 31 de julho de 2015

Você sabe como funciona o metabolismo?



O peso ideal é sonho de maioria das pessoas. Mesmo controlando a alimentação, muitas reclamam que não conseguem emagrecer. Deve-se ficar atento, portanto, ao funcionamento do seu metabolismo.

O metabolismo é o conjunto de eventos que as substâncias químicas e outros nutrientes realizam no interior de um organismo vivo, produzindo energia para mantê-lo funcionando. Esse processo resulta em uma perda energética denominada gasto calórico total. Este é influenciado por fatores como genética, idade, peso, altura, sexo, exercícios físicos entre outros fatores. Ele é o executor dos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula que constituem a base da vida.

O metabolismo é um dos mais importantes e vitais processos biológicos. Ele é diretamente responsável pelo crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.

O metabolismo é importante no processo de perda de peso, pois deixa em pleno funcionamento o organismo e seus compartimentos, fazendo a degradação, conversão e aproveitamento de todos os nutrientes ingeridos. Ele fica lento por falta de aporte de nutrientes e água. Como consequência reduz a reprodução celular e diminui a taxa de metabolismo.

Alimentos ricos em aditivos químicos, corantes e sódio de adição atrapalham o funcionamento do mesmo. Para acelerá-lo é necessários adequar a ingestão hídrica. Por isso é que devemos tomar pelo menos 2 litros de água ao longo do dia. Além disso, deve-se aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, diminuir o consumo de industrializados e optar por orgânicos certificados.

Ingerir água é fundamental para o metabolismo, pois ela está presente na maioria das funções do organismo. A água é componente importante na reforma celular e funcionamento de todos os compartimentos do ser humano. Necessitamos de boa hidratação e consumo amplo de nutrientes através da alimentação diária.

O sono atrasado e a idade também interferem nas funções do organismo. Um sono produtivo e regular é constituinte para melhorar o metabolismo. Com o passar dos anos o metabolismo tende a ficar mais lento, mas podemos minimizar os danos com bons hábitos na alimentação, além da prática de exercícios físicos regulares.

Fonte: Terra (com minha consultoria)

Um comentário: