quinta-feira, 9 de maio de 2013

5 perguntas e respostas sobre os alimentos orgânicos



Cada vez mais consumidos pelos que buscam qualidade de vida, os alimentos orgânicos são isentos de química. Os seus proponentes acreditam que em um solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos tenham qualidade superior a de alimentos convencionais e em geral podem ser mais saborosos. Veja a seguir 5 perguntas e respostas sobre os alimentos orgânicos:

1- Quais são as principais vantagens dos alimentos orgânicos, com relação à nutrição que eles oferecem? Os orgânicos são mesmo mais nutritivos? 

A literatura sugere maior aporte de minerais, compostos fenólicos e vitaminas como a C.Os seus proponentes da utilização acreditam que num solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos tenham qualidade superior a de alimentos convencionais e em geral podem ser mais saborosos.

2- Qual a principal diferença entre os orgânicos e os alimentos produzidos de maneira convencional?

Melhor qualidade nutricional com mais aporte de nutrientes, menor ingestão de químicos e agrotóxicos em geral, consequente melhora do sistema imune e prevenção de doenças como câncer.

3- Sabemos que o cultivo tradicional de alimentos utiliza agrotóxicos e outras substâncias químicas. Como esses produtos podem afetar a saúde do consumidor?

Determinados agrotóxicos causam distúrbios neurológicos, respiratórios, cardíacos, pulmonares e no sistema endócrino, ou seja, na produção de hormônios, principalmente nas pessoas que trabalham diretamente na aplicação dessas substâncias.

Outros estudos sugerem:

Má formação fetal
Dor de cabeça
Diarréia
Vômitos
Desmaios
Náuseas
Problemas renais
Doenças de pele
Irritação ocular e auditiva
Depressão
Lesão neurológica
Câncer

4- Lavar um alimento é suficiente para retirar os agrotóxicos? O que o consumidor pode fazer para diminuir a ingestão de produtos com agrotóxicos?

Depois da limpeza com água potável e desinfecção com água sanitizada, lavar novamente com água e bicarbonato de sódio. Deixe de molho por 20 a 30 minutos e enxaguar com água filtrada.

5- O Idec lançou um mapa das feiras orgânicas espalhadas pelo País, mas percebemos que muitas cidades ainda não têm feiras desse tipo. Que conselhos o senhor pode dar para quem deseja melhorar a alimentação?

O ideal é variar sempre os alimentos, o maior diversidade ajuda a não utilizar sempre os mesmos nutrientes e ainda evitar consumo de químicos que podem estar mais presentes em determinados alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário