quinta-feira, 2 de maio de 2013

Conheça a batata Yacon: possui baixa caloria e ajuda a controlar o diabetes



Yacon é um tubérculo que vem sendo descoberto pelos brasileiros. Com uma textura macia e levemente adocicada, tem origem andina. Eficaz no tratamento da Diabetes, a batata yacon traz outros benefícios à saúde – aumento da imunidade, regulação do intestino, controle de colesterol, aumento da absorção de minerais como cálcio, magnésio e ferro. Outra vantagem na dieta é a sensação de saciedade e as baixas calorias, cada 100 gramas da batata yacon tem aproximadamente 30 calorias, já a batata inglesa, na mesma quantidade, tem 51.

Além do valor calórico, outra característica que ajuda na briga com a balança, tão comum entre as mulheres, é a sensação de saciedade, já que, por ser um alimento rico em fibras, tem uma ação lenta na digestão. Ao contrário de outras batatas, o yacon é consumido cru, mas além de saladas, também pode ser colocado em receitas de sopas e sucos.

No caso da Diabetes, o uso constante do yacon na dieta pode ajudar no seu controle. Os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente pelo organismo, o que produz um aumento súbito da taxa de glicose no sangue e gera picos de insulina. Já no yacon é o contrário, por conta do tamanho de suas molécula ele é digerido e absorvido lentamente, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário