quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Chá verde promove benefícios metabólicos para pacientes diabéticos


Um estudo publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que o consumo de chá verde está associado com efeitos favoráveis para pacientes com diabetes tipo 2, por promover diminuição da glicemia de jejum e da concentração sanguínea de hemoglobina glicosilada (HbA1c).

Dentre os 17 estudos, 10 foram realizados com as catequinas do chá verde em cápsulas e 7 realizaram utilizando as folhas para a bebida. Após as análises estatísticas os autores verificaram que o chá verde reduziu significativamente a glicemia de jejum. O chá verde reduziu também significativamente as concentrações de insulina de jejum. Além disso, os pesquisadores encontraram uma redução significativa nas concentrações de hemoglobina glicosilada após o uso de chá verde.

“Os resultados do nosso estudo foram consistentes com metanálise anterior, em que os participantes que consumiam ≥ 4 xícaras de chá/dia tiveram um risco menor (em 20%) para o desenvolvimento  de diabetes mellitus tipo 2 em comparação com aqueles que consumiam menos ou nenhum”, destacam os autores.

“Em conclusão, o chá verde melhorou parâmetros relacionados com a glicemia e sensibilidade à insulina, indicando efeitos benéficos no controle da prevenção e tratamento do diabetes tipo 2. Entretanto, estudos adicionais de longo prazo e de alta qualidade ainda devem ser realizados para confirmar estes resultados”, concluem.


Fonte: Nutritotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário