terça-feira, 27 de agosto de 2013

Fortaleça o sistema imunológico com a castanha do baru


Uma pesquisa realizada na UnB confirma que a castanha do baru, fruto comum no Centro-Oeste, contém substâncias capazes de combater inflamações e fortalecer o sistema imunológico. Também conhecido como sumaru, barujó, castanha-de-burro, coco-feijão, cumbary, meriparagé e castanha-de-ferro, o baru costuma aparecer nas matas do cerrado em dezembro, e sua castanha tem alto potencial antioxidante, uma arma poderosa contra processos inflamatórios e doenças crônicas e degenerativas.

Os fitoquímicos presentes na leguminosa, aponta a pesquisa, controlam os radicais livres que causam problemas como a hipertensão e a artrite, além de doenças
como o câncer e o diabetes. A castanha do baru também é rica em ômegas 3, 6 e 9, e tem alta taxa de ácidos graxos insaturados.

O grande trunfo do baru, porém, está em seus oito compostos fenólicos: as substâncias, como a catequina e os ácidos gálico e elágico, têm poderes anti-inflamatórios e antivirais, e estão presentes em peso na semente do fruto. A ingestão diária de 50g da amêndoa torrada com a casca é suficiente para causar efeitos positivos na saúde (mas é necessário lembrar que essa porção também tem 250kcal).

A variação e a riqueza de compostos bioativos são resultado do mecanismo de defesa do baru. Como o fruto cresce no ambiente rígido do cerrado,ele desenvolveu  uma composição que o faz resistir a lesões e à falta de água por longos períodos de tempo. Essa resistência às condições adversas também deu ao núcleo do baru uma grande quantidade de antocianinas e tocoferóis, que evitam a produção de radicais livres e melhoram a circulação sanguínea. Essas características reforçam a crença popular, que já associava o baru ao tratamento do reumatismo e à regulação do período menstrual.

Fonte: Jornal Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário