terça-feira, 10 de setembro de 2013

Os benefícios da farinha de amora


Não é de hoje que se ouve falar o quanto grãos, fibras e farinhas especiais são ótimos para a saúde: combatem o envelhecimento, emagrecem, melhoram o intestino e trazem vitalidade. Por isso, hoje vamos falar sobre mais uma novidade: a farinha de amora.

Ela já é utilizada na Ásia há muito tempo, comercializada no Brasil há uns dois anos, mas só agora está ganhando espaço nos hábitos alimentares das pessoas. A farinha de amora é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, e seus benefícios vão da ação anti-oxidante (prevenindo a ação dos radicais livres e envelhecimento precoce) à saciedade (por conter pectina, que forma um gel no estômago). Estudos sugerem que a farinha de amora tem ação controladora de colesterol e ainda pode favorecer o bom trânsito intestinal.

A farinha age no corpo regulando o intestino e absorção de glicose (açúcares) pela presença de fibras, dando saciedade pela formação do gel, melhorando metabolismo por maior aporte de nutrientes e pela ação dos anti-oxidantes contidos pode evitar o envelhecimento precoce.

Mas atenção: gestantes, mulheres em período de amamentação e diabéticos descontrolados devem consultar um nutricionista antes de acrescentarem a farinha de amora à sua dieta. A sugestão de consumo é de uma colher de sopa, três vezes ao dia, nas principais refeições, café-da-manhã, almoço e jantar. Pode ser dissolvida em água, sucos, iogurtes, leite, vitaminas, ou mesmo acrescentada à massas de bolos, pães e tortas.

A farinha de frutas vermelhas como mirtilo, framboesa, goji berry ou ainda chia ou linhaça, reforçam a ação da farinha de amora. Agora, se você quiser acrescentar alimentos naturais à sua rotina alimentar, você pode também alternar a farinha com a amora in natura e aproveitar os benefícios diretos da fruta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário