terça-feira, 29 de outubro de 2013

As propriedades do arroz como alimento de consumo diário


Presente na mesa de todo brasileiro, o arroz é um cereal essencial na nossa alimentação. Barato, acessível e nutritivo, ele deve ser consumido diariamente em porções adequadas, e pode ser encontrado em vários tipos:

Arroz branco
O mais comum de todos. O parboilizado passa por menos processos de refinamento do que o branco. Possui degradação muito rápida e pode favorecer o aumento do peso e ainda a constipação intestinal. Contém baixo valor nutricional.

Arroz integral
Este tipo não teve a casca retirada, deixando seu interior intacto. Tem um alto valor nutricional.

Arroz arbóreo
Exclusivo para os risotos, esse tipo de arroz tem os grãos curtos para que sua textura fique cremosa depois de cozido.

Arroz para sushi
Existem vários tipos de arroz usados no preparo do sushi.

Arroz selvagem
Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, o grão é comercializado sem a casca.

Se você ficou em dúvida sobre qual arroz escolher para consumir diariamente, a minha recomendação é optar pelo arroz integral, que é rico em fibras, vitaminas e minerais. Na hora de prepará-lo, use apenas temperos naturais (evite os temperos prontos), e adicione hortaliças para enriquecer o prato. A cúrcuma ou açafrão da terra são ricos em propriedades funcionais e terapêuticas, e podem ser adicionados ao arroz para confere mais sabor e saúde.

Se você é do tipo que não troca o arroz branco por nada, vale experimentar o integral, pois este vai contribuir para saúde, controlando o peso por produzir mais saciedade, além de regular o intestino. O arroz integral ainda favorece a melhora do metabolismo por apresentar mais nutrientes. Os pais também devem dar o exemplo aos filhos consumindo arroz integral com vegetais proporcionando saúde e vida longa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário