terça-feira, 15 de outubro de 2013

Fuja da retenção de líquidos


Responsável pelo visual inchado de mulheres e homens, a retenção de líquido é provocada pelo extravasamento de um fluido pobre em proteínas do sangue, que sai dos vasos sanguíneos em direção aos tecidos subcutâneos e tem dificuldade de ser eliminado pelo organismo. A causa do edema em diversas áreas do corpo está ligada, principalmente, aos hábitos de alimentação. Por isso, hoje eu separei algumas dicas que podem te ajudar a evitar a retenção de líquidos.

Os principais alimentos responsáveis por causar a retenção são os enlatados, refrigerantes (principalmente o zero), sucos prontos, bebidas alcoólicas, sal de cozinha em excesso, embutidos, queijos amarelos, sopas prontas, macarrão instantâneo e produtos industrializados ricos em sódio.

Já os alimentos que ajudam a evitar o problema são: chás como o de oliveira, graviola, frutas vermelhas, carqueja, boldo, suco de várias frutas adicionadas a vegetais como agrião e couve, água natural, linhaça; peixes como atum, cavala e sardinha fresca.

Para quem quer evitar a celulite, o cuidado deve ser em dobro, pois como a celulite é uma inflamação, comer alimentos que provocam retenção só vai favorecer ainda mais o processo de formação dos temidos furinhos.

Além da celulite, a retenção de líquidos pode provocar outros problemas estéticos, como o ressecamento da pele, queda de cabelo e enxaqueca. Vale ressaltar que uma dieta variada, e com várias grupos alimentares favorecerá o bom funcionamento do organismo, evitando a retenção de líquido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário