terça-feira, 19 de novembro de 2013

Tire suas dúvidas sobre o cálcio


Cálcio é um mineral essencial para a transmissão nervosa, coagulação do sangue e contração muscular; atua também na respiração celular, além, é claro, de garantir uma boa formação e manutenção de ossos e dentes. Criar bons hábitos alimentares incluindo alimentos ricos em cálcio ajuda a manter o aporte do mineral ideal para uma boa manutenção da saúde.

A deficiência de cálcio pode levar a osteopenia e osteoporose, na qual os ossos se deterioram e há um aumento no risco de fraturas, especialmente nos ossos mais porosos. Alguns estudos sugerem também que a falta de cálcio favorece a formação de gordura.

A recomendação diária de cálcio é de 1300 mg para adolescentes, 1000 mg para adultos e 1200 mg para indivíduos acima de 50 anos (DOLINSKY, 2008). Todos os grupos precisam consumir alimentos com cálcio diariamente, mas idosos, mulheres na menopausa e crianças necessitam de taxas mais elevadas do mineral.

Além dos laticínios (leite, iogurte, entre outros), o cálcio também pode ser encontrado em alimentos como as folhas verde-escuras (couve, espinafre), oleaginosas (como a castanha-do-brasil), sardinha, gergelim, linhaça, brócolis entre outros. O recomendável é consumi-los dentro de uma dieta balanceada e saudável, e aumentar a absorção de cálcio através de alguns minutos de exposição solar diária (que ajuda na síntese de vitamina D, que aumenta a absorção de cálcio).


Nenhum comentário:

Postar um comentário