terça-feira, 15 de abril de 2014

O macarrão integral é a melhor opção


Quando vamos às compras podemos encontrar vários tipos diferentes de macarrão. A massa de sêmola, que é feita a partir da mistura de farinha de trigo, água e corantes naturais (urucum e cúrcuma, por exemplo); a massa de ovos, que difere da de sêmola por ser fabricada com ovos em lugar da água; e ainda a versão integral, que possui alto teor de fibras.
 
A diferença básica entre o macarrão tradicional e o integral é que o segundo é fabricado com farinha de trigo integral, e por isso apresenta um teor de fibras muito maior do que o tradicional. Como sabemos, as fibras são essenciais na manutenção do organismo, pois auxiliam um bom funcionamento intestinal, além de absorver o excesso de açúcar e gorduras, sendo, portanto uma opção mais saudável.
 
O macarrão integral não possui um valor calórico muito menor se comparado ao tradicional. Porém possui benefícios adicionais, como as fibras já citadas e nutrientes. As fibras também ajudam a dar uma sensação de saciedade, fazendo com que uma porção menor seja suficiente.
 
Também se deve dar atenção ao tipo de molho escolhido para acompanhar o macarrão. Prefira sempre os a base de legumes ou o molho de tomate caseiro, em que se pode dosar a quantidade de sal e tempero (que deve ser sempre moderada). Ou ainda incluir o macarrão em sopas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário