quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Tire suas dúvidas sobre a dieta paleolítica


A dieta paleolítica preconiza a volta da alimentação primitiva ou das cavernas com consumo moderado de proteína e pleno de frutas, vegetais diversos e frutas bem variadas e pode ser indicada para todos os adultos (em especial os idosos, crianças e enfermos). Nela é permitido consumir vegetais variados, frutas, alimentos naturais como raízes e tubérculos, carne magra.

O que não pode ser consumido são alimentos industrializados e processados, carboidratos refinados e com adição de açúcar, cereais como trigo, cevada, soja e até milho. Mas atenção: em dietas mais radicais é retirado o consumo de grãos e leguminosas que por vezes não é indicado para vegetarianos restritos e enfermos.

Entre os benefícios da dieta paleolítica, estão a diminuição da ingestão de aditivos químicos dos produtos industrializados, a diminuição do consumo de açúcar e por sua vez a menor produção de insulina evitando diabetes e aumento de gordura corporal, melhora do metabolismo, diminuição de inflamação e edemas, adequação de peso, diminuição de alergias e intolerâncias. Já nas mais radicais (as sem leguminosas), podem diminuir o aporte de boa fonte de proteína vegetal.

O principal, antes de aderir a qualquer mudança na rotina alimentar, é ter a recomendação de um nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário