quinta-feira, 25 de junho de 2015

6 razões para incluir a chia na sua alimentação


Pode parecer novidade, mas existem evidências de que a chia é usada na dieta dos latino-americanos desde 3500 a.C. E mais: a semente chegou a ser usada como moeda no centro do México, um pouco após dessa fase, em meados de 1000 a.C. O grão voltou a ser assunto recentemente por sua propriedade emagrecedora. Mas este é só um dos benefícios do consumo da chia.

A porção diária para uma alimentação saudável e balanceada é de uma colher (sopa) (30 g). Você pode acrescentar essa porção em refeições secundárias, antes do almoço, do jantar, ou em lanches. Confira a seguir seis motivos para ter sempre a semente de chia na sua despensa.

Controla a glicemia
A semente confere fibras, o que diminui a liberação de insulina e ainda evita o aumento de gordura abdominal. Um artigo publicado pela Harvard Health Publications cita pesquisas preliminares que indicam que a semente de chia pode ajudar pessoas com diabetes por meio do controle do açúcar no sangue. A mesma publicação fala de um estudo disponível no Diabetes Care, o jornal da Associação Americana de Diabetes, que mostrou que uma variante da chia, conhecida por salba, ajudou os participantes do estudo no controle do açúcar no sangue. A pressão arterial,entre eles, também foi equilibrada.

Fornece mais fibras ao seu corpo
As fibras aumentam a sensação de saciedade, auxiliando no emagrecimento. Estima-se que uma colher (sopa) da semente de chia confira um terço do consumo recomendado de fibra por dia.

Fortalece a massa óssea 
Há evidências científicas mostram que uma porção de semente de chia oferece cerca de 18% da quantidade recomendada de cálcio por dia, o que ajuda na manutenção da estrutura óssea e dos dentes. Isso também é lembrado pela nutróloga, que afirma que o consumo da semente fortifica a massa óssea por conter magnésio e reforçar poupança de cálcio para o osso.

Alivia a atividade inflamatória
Este é um dos benefícios do ômega-3, além da diminuição dos triglicerídeos no organismo. A semente de chia é rica nessa substância. Isso faz com que os ácidos graxos da família das gorduras poli-insaturadas (consideradas boas) diminuam a atividade inflamatória no organismo todo, é o que afirma a nutróloga Isolda.

Previne cãibras
Isso acontece porque a chia é rica em potássio. Esse nutriente auxilia na contração muscular, diminuindo a incidência das câimbras. A semente, aliás, contém duas vezes mais potássio que a banana.

É rica em nutrientes essenciais
Todos os nutrientes encontrados na porção recomendada ao dia (30 g) favorecem uma alimentação saudável e equilibrada. Como se sabe, a fibra é reconhecida por sua propriedade de diminuir a absorção de colestrol ruim (LDL) e triglicerídeos. Além disso, tem a questão das taxas de açúcar no sangue que são reduzidas pelo mesmo motivo. Sem contar que a semente é também rica em ferro, fósforo, magnésio e ainda auxilia na diminuição de inflamações como a celulite assim como as células adiposas. Para quem deseja manter o peso sob controle, esta é uma opção saudável.


Fonte: Revista Viva Saúde (com minha consultoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário