terça-feira, 9 de junho de 2015

Sal do Himalaia x sal de mesa: saiba qual é a melhor opção


Eu já mostrei aqui no blog os malefícios do consumo excessivo de sódio. Hoje eu trago a dica da nutricionista Cristina Pereira, que apresenta as diferenças entre o sal do Himalaia e o sal de mesa.

Segundo a doutora, o sal do Himalaia contém os mesmos 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano, o que por si só é bastante impressionante. Entre os minerais, estão disponíveis neste sal o cloreto de sódio, sulfato de cálcio, potássio e magnésio. O maior benefício do consumo do sal do Himalaia é a menor ingestão de sódio por porção. Isto porque este sal é menos refinado e seus grãos são maiores do que o sal de mesa. Por isso, acabamos utilizando o sal do Himalaia em menor quantidade do que o sal de mesa e, assim, consumindo menos sódio por porção.

Outra vantagem deste sal é que, graças a sua estrutura celular, ele armazena energia vibracional. Alguns dos benefícios que você pode esperar por consumir este sal no lugar do sal de mesa regular incluem: manutenção da saúde vascular; ajuda a manter pulmões saudáveis e boa função respiratória; promove o equilíbrio do pH estável dentro das células; reduz os sinais de envelhecimento; promove padrões de sono saudáveis; aumenta a libido; previne cãibras musculares; aumenta a hidratação; fortalece os ossos; reduz a pressão arterial; melhora a circulação; desintoxica o corpo de metais pesados.

E por que o sal de mesa comercial é menos benéfico? Através do refino dele, é completamente retirada a maioria dos seus minerais com a exceção de sódio e cloreto. Ele é, em seguida, branqueado, limpo com produtos químicos e, em seguida, aquecido à temperaturas extremamente altas. O iodo que é adicionado ao sal de mesa é quase sempre sintético, difícil para os nossos corpos absorver corretamente. Depois ele é tratado com agentes anti-aglomerantes, impedindo que o sal se dissolva no depósito. Estes agentes, em seguida, evitam que o sal seja absorvido em nossos próprios corpos, o que leva a uma acumulação e depósito dentro dos órgãos. Isso pode causar problemas de saúde graves. Estudos têm mostrado que, para cada grama de sal de mesa consumido e que o corpo não pode processar, ele vai utilizar 20 VEZES a quantidade de água celular para neutralizar a quantidade de cloreto de sódio, que está presente no sal tratado quimicamente.

Esta é em parte, a causa da má reputação do sal. Não é necessariamente o sal que não é saudável para nós, mas sim o seu processo de refinamento. Afora isso, muitos de nós consumimos alimentos processados. Estes alimentos contêm quantidades enormes de sal refinado. Por isso, não basta apenas limitar o consumo diário de sal, e sim consumir mais alimentos naturais, caseiros e integrais. Desta forma, optamos por qualidade.


Fonte: Dra. Cristina Pereira (nutricionista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário