quinta-feira, 9 de julho de 2015

Inclua a salada na sua rotina alimentar


Aqui no blog eu já comentei sobre a importância dos vegetais na alimentação. Mas é fato que muitas pessoas ainda não são habituadas à consumir saladas variadas no dia a dia. A seguir, eu respondi algumas questões sobre esse prato, e como incluir a salada na sua alimentação diária:

Em um prato de salada podemos encontrar: Vitaminas, minerais e fibras das mais diversas possíveis. A refeição deve sempre começar pela salada, Para dar tempo do centro da saciedade chegar ao cérebro, e ele seja informado do aporte de energia. Desta forma você acaba ingerindo menos alimentos calóricos ou danosos ao organismo.

O consumo diário de salada fornece energia de qualidade e nutrientes para que regulam o metabolismo e o transito intestinal. Desta forma é possível induzir o emagrecimento ou adequar o peso.

A porção diária que um adulto deve ingerir é 1/2 prato raso de salada bem colorida e com diversos tipos de hortaliças. Os ingredientes que não podem faltar na salada são: tomate, vegetais verde-escuros, cenoura ralada, beterraba. Na verdade variar e colorir sempre.

Inserir este hábito nas crianças não é tão difícil. Os pais devem dar o exemplo e ingerir salada na frente das crianças para que elas sigam a atitude. No prato das crianças eles podem fazer desenhos com frutas e hortaliças para conquistar e gerar curiosidade. Em geral é percebido que pessoas que não comeram salada durante a infância têm mais dificuldade para consumi-la na fase adulta, mas o paladar pode deixar o hábito infantil e modificar, e a pessoa passa a ingerir alimentos diferentes na fase adulta, como a salada.

Para quem quer começar a incluir a salada na alimentação, uma dica é picar e misturar em um prato, diversas cores de hortaliças, adicionar frutas como tangerina, kiwi, morangos, ou ainda fazer molhos sugestivos como agave e azeite, ou ervas como orégano e óleo de gergelim. Evite usar molhos a base de latícinios, molhos prontos e óleo em excesso.  

A melhor forma de conservar e higienizar os ingredientes é lavar em água corrente e clorada, adicionar hipoclorito de sódio e deixar de molho, enxaguar e armazenar na geladeira em recipiente hermeticamente fechado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário