terça-feira, 21 de julho de 2015

Sucos detox, seus efeitos e benefícios para o organismo


Os sucos Detox estão fazendo sucesso entre as pessoas que desejam "limpar" o organismo. Mas sua eficácia vem dividindo opiniões. De acordo com matéria publicada no jornal "Daily Mail" especialistas alegam que não existem evidências científicas de que essas bebidas sejam realmente benéficas.

Dr. David Heber, endocrinologista da Universidade da Califórnia acha que a dieta é desequilibrada e que em apenas três dias ela não é capaz de remover toxinas do corpo. O Dr. Roshini Raj, gastroenterologista do Centro Médico Langone da Universidade de Nova York, os sucos possuem poucos ingredientes e oferecem resultados fugazes.

Mas a dieta que inclui sucos Detox, quando elaborada por um profissional, pode sim favorecer o a desintoxicação do organismo. Para isso é necessário retirar alimentos com contaminantes químicos, os chamados xenobióticos, e introduzir itens com vários nutrientes que favoreçam a eliminação de toxinas.

Também não é verdade que esses sucos Detox contenham poucos ingredientes a ponto de desequilibrar a alimentação. Muito pelo contrário, sucos Detox bem elaborados vão conter mais nutrientes que sucos prontos, refrigerantes ou alimentação industrializada. Eles podem favorecer a saúde e o organismo como um todo.

A regrinha básica para se consumir sucos Detox corretamente é não usá-lo como substituto de alguma refeição. Ele deve ser introduzido em uma rotina alimentar completa. Caso contrário, o suco pode desacelerar o metabolismo e potencializar o efeito dessa dieta após o retorno de rotina alimentar anterior, que geralmente não é adequada. E também não adianta comer incorretamente sempre, tomar sucos Detox para reequilibrar e depois retornar à rotina alimentar toda inadequada. Na medida em que os sucos são incluídos na dieta uma mudança no hábito alimentar se faz necessária.

Por isso, diminua o consumo de alimentos industrializados repletos de elementos danosos ao organismo e que ainda favorecem o aumento de peso e passe a comer mais vitaminas e minerais provenientes de frutas, legumes e verduras bem diversas. O ajuste de peso e medidas será o resultado, com evidentes benefícios à saúde e vitalidade.


Fonte: Portal de Paulínia (com minha consultoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário