terça-feira, 1 de setembro de 2015

Os benefícios das algas na alimentação



As algas são plantas aquáticas muito utilizadas na cultura oriental, e que aos poucos vêm conquistando o seu espaço aqui no Brasil. O destaque fica por conta dos benefícios. Entre eles, podemos listar 5:

  • Regularizam a tireóide, pois são fonte de iodo. Quando há deficiência deste mineral, surgem sintomas como cansaço e falta de memória.
  • Estimulam o sistema nervoso por serem fonte de vitamina B12
  • Oferecem boa quantidade de carotenóides, protegendo os olhos e agindo como um escudo contra tumores
  • Mesmo se consumidas em pequenas quantidades, elas provocam sensação de saciedade, amenizando a gula
  • O valor calórico é baixo. A agar-agar, por exemplo, contem apenas 96 calorias em 100g (10 colheres de sopa)
Nori e Ágar-agar

Duas variedades de algas podem ser encontradas com facilidade no Brasil: a Nori, de cor entre o verde e o roxo, é utilizada na confecção do sushi, mas também é consumida na Escócia como “sloke” e no País de Gales como “laver”. Ela pode ser consumida picada na salada ou salpicada sobre a sopa.

Já a agar-agar é uma substância gelatinosa formada pela fervura de algas vermelhas, retirada das camadas mais profundas dos oceanos, e é utilizada principalmente para engrossar os alimentos. É vendida em pó ou fios e não tem sabor. Em contato com a água se transforma em uma gelatina.

Mas não se esqueça: como qualquer alimento, elas devem ser consumidas em uma rotina de alimentação balanceada. Consulte sempre o seu médico! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário