terça-feira, 13 de outubro de 2015

Alimentação na adolescência


Hoje eu vou falar sobre um tema muito importante, sobre uma fase em que a nutrição funcional é essencial para o bom desenvolvimento do indivíduo: a adolescência. A hidratação nesta fase é fundamental para garantir que o metabolismo do adolescente funcione corretamente, contribuindo para a renovação celular plena e hidratando a pele de dentro para fora (prevenindo problemas como a acne), além de amenizar a ansiedade e ajudar o adolescente a produzir mais intelectualmente.

Eles devem ingerir ao menos dois litros de líquidos por dia, incluindo água, sucos naturais e água de coco. Deve-se evitar os sucos prontos e refrigerantes, duas bebidas que inibem a absorção de cálcio pelo organismo, prejudicando o crescimento e desenvolvimento saudável do adolescente.

Outros itens para cortar da alimentação são os doces e fontes de açúcar, que além de provocarem o aumento da circunferência abdominal, fornecem energia de baixa qualidade, causando momentos de sono e picos de falta de energia. Em vez disso, devem ser oferecidos alimentos que forneçam energia gradual: os carboidratos complexos ajudam a liberar energia ao longo do dia, para que o adolescente faça bem suas atividades físicas e intelectuais, como estudo e esportes.

Em associação, é muito importante ter o aporte correto de cálcio para o desenvolvimento dos ossos. Os leites e derivados são bem vindos, porém sempre em suas versões magras e/ou desnatadas – aposte em iogurtes, leite desnatado e laticínios com menor teor de gordura. Outras fontes de cálcio importantes são os vegetais verde-escuros (como a couve, quiabo, espinafre e o brócolis) e frutas secas como figo e damasco, além de castanhas e sementes (gergelim e semente de girassol), que podem ser consumidas associadas ao iogurte.

É importante que a alimentação diária do adolescente, principalmente na hora do almoço, seja completa. Invista nos carboidratos complexos como o arroz integral, quinoa, flocos de aveia, amaranto, e nas leguminosas (feijão, ervilha, lentilhas), que são proteínas com alto valor biológico; além de carnes magras como frango e peixe sempre cozidos ou grelhados, e nunca fritos ou empanados – estes prejudicam a qualidade da pele, que já pode sofrer devido às alterações hormonais típicas da fase. A ingestão correta de proteína é essencial para desenvolver os músculos e tecidos.

Além disso, consumir alimentos fontes de lipídios de boa qualidade favorecem a absorção de vitaminas dependentes de gordura para sua metabolização, como as vitaminas A, E, D e K. Alimentos com gordura insaturada como o abacate, azeite de oliva e castanhas são ótimas opções a serem introduzidas no dia a dia.

Paixão dos adolescentes, o achocolatado pode ser substituído pelo cacau puro, que se consumido moderadamente não causa alterações na pele e ainda é uma boa fonte de energia. O cacau em pó pode ser batido em vitaminas com água de coco ou leite desnatado. Outro lanche que é uma boa fonte de energia é o açaí, em forma de suco ou batido com outras frutas, como as frutas vermelhas e uma fonte de fibras (aveia, chia).

Por falar em pele, para evitar os problemas comuns na adolescência (oleosidade, acne), é imprescindível ter o aporte completo de vitaminas e minerais através das hortaliças e frutas diversas: estas vão contribuir na melhora da função intestinal, evitando a produção excessiva de toxinas que podem prejudicar ainda mais a qualidade da pele. Frutas, legumes e verduras variados favorecem a ação perfeita do metabolismo e da função intestinal, melhorando o funcionamento do organismo em geral e ajudando não só na qualidade da pele, como evitando também as alterações de humor que o adolescente costuma apresentar.


Para finalizar, é importante unir a alimentação equilibrada às atividades físicas, sempre com indicação médica: assim o adolescente pode melhorar seu desempenho tanto físico como intelectual, além de ajudar no desenvolvimento dos ossos e músculos, contribuindo para um crescimento saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário