quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Alimentos essenciais para a terceira idade


No dia 1º de Outubro comemora-se o Dia Internacional do idoso. Sim, eles têm uma data especial, sabia? A data foi criada pelas Nações Unidas para conscientizar e sensibilizar as pessoas para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa, muitas vezes esquecida. Eles têm um papel importante e fazem parte da nossa história, são detentores de sabedoria, avós, cuidadores, voluntários, líderes e precisam do nosso carinho e atenção.
Com o aumento da expectativa de vida, a terceira idade tornou-se a “melhor a idade”. Não é difícil observar o quanto essa geração está ativa, com disposição de encarar as mais diferentes atividades e estão mostrando aos mais jovens que eles têm muito ainda a mostrar e viver. Para ajudar nessa disposição, a alimentação é muito importante. É preciso criar um programa alimentar que inclua alimentos funcionais para prevenir doenças e dar mais vitalidade para essa geração que não para.
Então, minha dica de alimentos essenciais para os idosos são os vegetais verde-escuros (rúcula, espinafre, couve e outros), ovos, arroz integral, feijão, leguminosas, que promovem energia. Para prevenir osteoporose, uma das doenças que mais acometem pessoas nessa fase da vida, por exemplo, o ideal é incluir na dieta, leite e derivados, caso não tenha alergias ou intolerância, além de vegetais verde-escuros, amêndoas, damascos, linhaça e grão de bico. Vale lembrar também que café em excesso, açúcar e refrigerante atrapalham ou favorecem a excreção de cálcio, um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dos dentes.
Matéria original publicada no site Beleza Chic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário