segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Os benefícios da Melatonina além de ajudar a dormir


A medicina tem evoluído muito e cabe a nós profissionais estarmos atentos aos avanços em pesquisas para ajudar na melhora da qualidade de vida e manutenção da saúde de nossos pacientes. E quero compartilhar uma das descobertas recentes sobre os benefícios da melatonina, hormônio natural produzido durante à noite pela glândula pineal, localizada em nosso cérebro, que ajuda a estimular o sono.


Pois bem. Estudos recentes provam que, além de nos ajudar a dormir, a melatonina ajuda a tratar diversos problemas. Cientistas de vários países da Europa e também no Brasil tiveram ótimos resultados em pesquisas realizadas com a substância. Uma das descobertas foi o aumento da longevidade, retardamento da instalação do mal de Alzheimer, e de sua eficácia contra enxaquecas. Além disso, outras pesquisas já observaram o efeito da melatonina no processo de desaceleramento de tumor maligno e estimulo na multiplicação de células de defesa.
Com relação à longevidade, segundo o pesquisador Russel Reitel, autor do livro Your Body’s Nature Wonder Drug, o hormônio é muito eficiente no combate aos radicais livres. Como essa substância diminui com o envelhecimento, sua reintrodução ajuda a equilibrar os radicais livres.
A melatonina em forma de suplemento é um produto de síntese exatamente idêntico ao hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal e promove uma série de benefícios, como: melhora a qualidade do sono; fortalece o sistema imunológico; reduz o envelhecimento das células; diminui da hipertensão arterial; previne a depressão; protege contra o câncer e contra os efeitos tóxicos da quimioterapia; restaura o funcionamento da tireoide e aumenta a população de linfócitos; alivia os sintomas das tensões pré-menstrual (a famosa TPM); influencia no emagrecimento; e é um poderoso antioxidante natural.
O suplemento não cria dependência, mas como todo medicamento não pode ser utilizado sem indicação médica. Consulte sempre seu nutricionista.

Fonte: Saúde Curiosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário