quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Previna doenças com bons hábitos de alimentação



Para que o nosso organismo funcione bem – principalmente o sistema imunológico – é muito importante ter uma rotina alimentar variada, rica em alimentos naturais que nos forneçam vitaminas e minerais, fibras e macronutrientes. Dessa forma, prevenimos doenças, conduzindo ao bem estar e à qualidade de vida.

Entre os alimentos que ajudam na manutenção da sua saúde você pode investir nos grãos integrais – arroz integral, aveia e amaranto -, carboidratos que liberam energia gradual e de qualidade, com diversos nutrientes e proteínas. Já as leguminosas contêm fibras, são fonte de ferro, proteína vegetal e importantes nutrientes para nossa saúde. Você pode variar entre feijão, lentilha, grãos de ervilha e de soja.

As proteínas de origem animal ou vegetal também são muito importantes, pois são fundamentais para a manutenção e reparação de tecidos e compartimentos. Entre uma variedade de peixes, escolha os ricos em Ômega 3, como salmão, atum e arenque. O frango orgânico é uma boa segunda opção, e a carne bovina magra deve ser consumida com menos frequência. Para os vegetarianos, a sugestão é a proteína texturizada de soja e a quinoa, que também apresenta boa quantidade de proteína vegetal.

Não devemos nos esquecer dos lipídios. Os óleos também são fonte de energia e devem fazer parte da nossa rotina de alimentação. Eles ajudam na absorção de algumas vitaminas, na manutenção da membrana celular, na produção de hormônios, entre outros fatores. Opte pelos mais saudáveis, como o de oliva, gergelim ou castanhas, e para cozinhar ou aquecer, o de canola.

Para manter as doenças longe, você deve apostar na variedade da alimentação, moderação e ingestão de frutas, legumes e verduras diversos. Evite alimentos processados e diminua o consumo de alimentos industrializados. Os orgânicos são muito bem vindos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário