quinta-feira, 14 de abril de 2016

Como variar o cardápio além das saladas


Minha recomendação é variar sempre nas saladas em sua alimentação diária, mas você também pode substituí-la de vez em quando por outras opções nutritivas. Mas cuidado! Encher a geladeira de conservas não é a melhor forma de manter a forma e ainda pode fazer mal à saúde. Comer salada melhora o metabolismo o trânsito intestinal, a imunidade, entre vários outros benefícios. Para quem quer variar um pouco, confira minhas sugestões:

Invista em alimentos integrais, como o arroz integral, quinua em grãos cozida, ou ainda as leguminosas acrescentadas aos integrais, como a lentilha, feijões, ervilha, grão de bico e grão de soja. Inclua no prato uma fonte de proteína e uma fonte de gordura boa, como o azeite (sempre com moderação).

Evite comer palmito, champignon, aspargos e outras conservas, pois apresentam sódio e conservantes que devem ser evitados sempre, além de não substituírem os alimentos frescos. São ainda piores para quem quer controlar o peso, pois impedem a absorção de nutrientes, diminuem o metabolismo e ainda causam edema (inchaço).

Os legumes cozidos também podem ser consumidos, apesar da quantidade de fibras ser menor do que na salada crua. Invista na vagem, quiabo, cenoura e beterraba. Nos lanches e colação (lanche da manhã) acrescente grãos como linhaça, chia, quinua em flocos e um bom aporte de frutas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário