terça-feira, 31 de maio de 2016

8 motivos para tomar chá mate


A erva-mate, também conhecida como cogonha ou simplesmente mate, é usada no preparo de tererê e chimarrão, bebidas características do sul do Brasil, além do tradicional chá. Herança dos colonizadores ibéricos, a bebida é grande aliada do funcionamento do organismo. O chá pode ser consumido todos os dias, exceto por pessoas hipertensas ou com problemas cardiovasculares.

Para preparar o chá é só deixar a erva em infusão durante quatro minutos em água quente antes de ela ferver e ingerir em seguida. Mas atenção: os chás prontos nem sempre trazem os mesmos benefícios porque são adicionados conservantes, corantes, açúcar e até mesmo outras partes da planta.

Confira a seguir 8 motivos para incluir o chá mate na sua rotina alimentar:
  1. Ajuda a emagrecer: As substâncias presentes na erva mate tem efeito termogênico, que acelera o metabolismo, facilitando a queima de gordura e a perda de peso.
  2. Reduz o colesterol: A bebida ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar a quantidade de colesterol bom (HDL). Um estudo da UFSC constatou que o consumo do chá representou uma redução de 15% no colesterol nos pacientes observados
  3. Poderoso antioxidante: Muito usada no universo dos cosméticos para ajudar a proteger a pele, a erva é rica em antioxidantes, especialmente o ácido clorogênico, que atua na diminuição da oxidação celular. Beber o chá também ajuda a eliminar os radicais livres.
  4. Protege o coração: Como é rico em antioxidantes e ajuda a reduzir o colesterol ruim, o chá mate também é um grande amigo da saúde do coração. Os polifenois presentes na erva atuam na prevenção de doenças cardiovasculares.
  5. Protege os pulmões: A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também realizou pesquisas com a erva mate e constatou que ela é capaz de proteger os pulmões contra a fumaça de cigarro. Além disso, é rica em vitaminas e nutrientes, que beneficiam as funções pulmonares.
  6. Melhora a digestão: Rico em nutrientes como metilxantina, teofilina e teobromina, o chá também dá aquela mãozinha na hora da digestão, principalmente porque estimula a produção da bile.
  7. Estimula a mente e o corpo: como é rica em cafeína, a bebida é grande aliada de quem deseja ter mais disposição física e mental durante o dia. Contudo, é importante ressaltar que a ingestão de cafeína não é indicada à noite porque pode causar insônia.
  8. Retarda o envelhecimento: Por ser rica em antioxidantes, a bebida promove uma desaceleração natural do envelhecimento.



Fonte: Bolsa de Mulher (com minha consultoria)

Um comentário:

  1. Prezado Dr. Fábio,

    Imagine homenagear o seu pai com livro apresentando história de vida dele.
    Uma forma original e inesquecível para expressar gratidão, admiração e reconhecimento através de textos e imagens emocionantes.
    Posso produzir esse livro, pois sou escritor com 37 anos de experiência retratando trajetórias pessoais, familiares e corporativas.
    Vamos resgatar o início da sua história, evolução, realizações, etapas conquistadas, momentos de superação etc. que serão referência e motivo de orgulho para familiares, amigos, colaboradores e todas as gerações.
    Poderá ser uma ideia para presente do Dia dos Pais. Por isso é necessário iniciar o projeto o quanto antes para ficar pronto nessa data especial com custo bem razoável.

    Também elaboro livro abordando assunto da sua especialidade (ghost-writer). Assim terá obra com sua autoria sem se preocupar com produção do conteúdo.
    Para conhecer o meu histórico, acesse esse link https://www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger

    Vamos trocar ideias a respeito?


    Obrigado e até breve!

    Oscar Silbiger / Vida Escrita
    19 99217-7849 WhatsApp
    vidaescrita2016@yahoo.com

    ResponderExcluir